Os materiais plásticos estão por todos os lados, e os recipientes plásticos descartáveis acabam formando uma gigantesca quantidade de lixo que é jogado para fora, todos os dias, por uma pessoa comum. Estes plásticos em sua maioria não são biodegradáveis, e ainda se decompõem em toxinas que podem se infiltrar no solo e nas águas subterrâneas.
A reciclagem, felizmente, poderá manter os plásticos descartáveis fora de aterros e ainda reduzir a quantidade dos novos materiais que é gasta em uma boa variedade de objetos. Facilmente é possível identificar os tipos de plásticos que são recicláveis através do símbolo de reciclagem, em formato de triângulo, o que normalmente é encontrado de forma impressa em algum lugar no fundo de uma garrafa.
Como poderei separar o plástico para a reciclagem?
A grande maioria das cidades atualmente possuem alguns pontos de coleta e depósitos de materiais recicláveis. Em contrapartida, cada uma das comunidades é bastante diferente, e então procure entrar em contato com a prefeitura e veja informações sobre as melhores opções que podem ser escolhidas em sua área.
Procure deixar o seu lixo reciclável em um ponto de coleta
Nas áreas que não existem pontos de coleta seletiva, sempre existem diversos contêineres pela cidade, e geralmente estes poderão ficar em locais públicos como as escolas, as igrejas e os prédios municipais por exemplo.
Vale a pena pesquisar de forma online ou ainda por telefone para autoridades locais para encontrar os melhores centros que estão á sua disposição. Caso um centro aceitar o plástico, você poderá os levar de forma direta até eles.
Muitos estabelecimentos de reciclagem poderão ainda pagar algum dinheiro por item que você for levar. É possível ainda fazer algum tipo de dinheiro extra coletando o material reciclável dos amigos, e vizinhos, e ainda levar tudo isto aos pontos de coleta.
Os centros de reciclagem deverão fazer a triagem e a limpeza para você. Agora, já com outros, você precisa separar os diferentes tipos de materiais e remover os seus rótulos. Procure seguir as regras da melhor forma possível.
Alguns centros de reciclagem poderão solicitar que você ordene plásticos por número, mas você poderá talvez não ter a necessidade de separar as sete categorias de plásticos recicláveis. Além disto, os materiais plásticos devem estar limpos, você não precisa os limpar conforme os seus programas de reciclagem, mas limpe os resíduos e remova os rótulos, isso vai ajudar bastante nos centros de reciclagem.