Se você pensou que era somente jogar todo e qualquer tipo de papel junto e já estava separado para reciclagem, enganou-se. Cada tipo de papel tem um valor no mercado.
Isso acontece porque a reciclagem é baseada no valor das aparas e do papel usado. Em alguns casos, as aparas podem não ser adequadas para reciclagem.
Existe uma classificação que melhor avalia os tipos de papel e aparas a serem reciclados.
Se já faz coleta seletiva de outros materiais, ótimo. Será mais fácil visualizar o que é importante.
A classificação do papel:
Aparas ou trimmings: é o material não utilizado, consiste em sobra de operações industriais. Também conhecidos como pré-consumo.
Papéis usados ou waste paper: são aqueles que nós usamos e descartamos, também conhecidos como pós-consumo.
Impuros: Não podem ser usados na reciclagem, assim como os papeis misturados a metal, areia, pedra, plástico, etc.
Materiais proibitivos: alguns materiais não permitem que o papel seja usado novamente, como exemplo os papel cobertos com fita adesiva sintética, colas a base de resina, tratados ou revestido com plásticos, betume ou metal, substâncias impermeáveis a água, etc.
É importante saber diferenciar os tipos, pois os valores diferenciam bastante na hora da compra ou venda.
As empresas que reciclam papel fazem uma analise para saber o que será mais produtivo e rentável.
Quanto mais puro for o material, maior será seu valor. Procure locais adequados e comece a ganhar dinheiro. Em momentos de crise financeira, uma renda extra é sempre bem vinda.
Onde encontra papel para lucrar com reciclagem?
Gráficas e editoras trabalham com grande quantidade de papel. Na maioria das vezes, a contaminação desse tipo é mínima e o papel é de excelente qualidade. Se conhecer alguma já tem uma fonte.
Super e Hipermercados, Shoppings e comércios costumas descartar grande quantidade de papelão que podem estar em ótimas condições para reciclar. Procure o responsável pelo descarte e verifique se já tem alguém que colete o material. Invista nesses grandes centros comerciais.
As escolas podem ser outra fonte muito rentável, vez que os alunos se tornem conscientes.
No restante, devido a falta de esclarecimento, o descarte é feito de forma imprópria, o que acaba contaminando o papel.
Isso acontece por falta de informação. Se quiser entrar nesse ramo, pode investir em divulgação em escritórios, pois estes locais são os que mais descartam o material de forma incorreta e em grande quantidade.