Como separar papel para reciclagem? (Continuação)

O ato de separar um papel para reciclagem é um dever de todos, mas saiba que nem todos os papéis possuem um mesmo valor de mercado do que os papéis recicláveis. Tudo porque a reciclagem de papel está baseada no valor de aparas e do papel que for utilizado. Dependendo ainda do tipo de papel, as aparas poderão ser mais ou menos adequadas para utilizar em reciclagem.

Para que possa organizar da melhor forma possível a precificação do papel reciclável, saiba que existe uma classificação diferenciada e que poderá definir os diversos tipos de papéis bem como as aparas próprias para a reutilização.

Confira em seguida algumas informações importantes para preparar o papel para a reciclagem

Saiba que as matérias primas fibrosas que são recicláveis utilizadas para fabricar o papel são divididas em pelo menos dois grupos, as aparas e os papéis usados.

As aparas, nada mais são do que o material não utilizado, bem como as sobras de operações industriais, e por este motivo, são considerados de pré consumo e a reciclagem poderá evitar o desperdício das próprias indústrias de papel.

Agora, os papéis usados, são papéis velhos, os que utilizamos e depois descartamos, são os papéis de sistema de pós consumo.

Os papéis considerados impuros não poderão ser utilizados para a reciclagem, como é o caso dos papéis com restos de metal, corda, vidro, madeira, barbantes, pedras, clips, plásticos, entre outras coisas.

Muitos materiais quando são encontrados em grandes quantidades no papel reciclável também acabam inutilizando todo o processo de reaproveitamento, e são materiais devidamente proibitivos os papéis vegetais e glassine, papel e papelão encerados, entre outros.

É a partir destes dados que as recicladoras acabam separando e reaproveitando os papéis para reciclagem, e na hora de separar o papel para a coleta seletiva, é importante ficar atento a todas as informações, e ainda explorar ao máximo o potencial de reciclagem dos papéis que você utiliza em casa.

Devo rasgar o papel antes de o colocar para reciclar?

Somente por uma precaução, é importante citar que se os papéis tiverem dados pessoais e endereços, estas informações precisam ser apagadas, por este motivo é tão importante que estes papéis sejam rasgados. Existe uma crença de que papéis amassados estão inutilizados para a reciclagem, mas é um grande mito.

Estima-se que no processo de reciclagem de papéis, sejam criados mais empregos do que na própria produção de papel e de celulose virgem, contando com os processos de coleta, triagem, e ainda classificação, além de eliminar o trabalho degradante de catadores nos lixões.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *