Reciclagem nada mais é do que o reaproveitamento de material reciclável para torná-los útil novamente.
A reciclagem ajuda o meio ambiente e, consequentemente os seres humanos de modo geral. Preservar a natureza é primordial para conseguir um tempo maior de vida humana.
Infelizmente com a evolução do Homem, a quantidade de lixo produzida só aumentou e agora é preciso conscientizar a humanidade do mal que estamos causando a nós mesmos.
Ensine as crianças
Algumas escolas já fazem coleta seletiva de materiais, mas no geral ainda é difícil adaptar todas elas a essa realidade.
Mas se começar a ensinar seus filhos em casa ficará muito mais fácil torná-lo um adulto com essa consciência.
O descarte correto
A primeira etapa da reciclagem é reconhecer os materiais que podem ser reaproveitados. Comprar produtos que são elaborados com materiais recicláveis já é um grande passo.
Após utilizar, faça coleta seletiva. Mantenha recipientes para descarte de forma organizada. Separe metal, papel, vidro, plástico e resíduo orgânico. Isso facilita para os coletores e faz com que todos aprendam a reciclar.
Tente não misturar, mas se não for possível, descartar produtos recicláveis em um recipiente e não recicláveis ou orgânicos em outro.
Passo a passo
Caso tenha dúvidas sobre o eu pode ir com o que:
- Papel: jornal, revista, papelão, folhas de escritório, cartas, etc.
- Vidro: copos, garrafas, recipientes, etc.
- Metal: latas de alumínio ou de aço, grampos de papel ou de cabelo, papel alumínio, etc.
- Plástico: garrafas pet, copos, embalagens de produto de limpeza, sacos, canos, etc.
Defina o local apropriado para guardar os materiais até o momento da coleta. Antes de guardar, tenha certeza de que os materiais estão limpos e secos, de preferência deixe-os secar naturalmente. Isso ajuda a prevenir o surgimento de insetos e pragas.
Se preferir pode diminuir o volume dos recicláveis, mas isso geralmente serve apenas para papel, alumínio, etc. Aguarde a hora da coleta.
Pronto! Agora mantenha o hábito e já está ajudando a reciclar.