Reciclagem é o reaproveitamento do que consideramos lixo. O descarte de muito materiais pode ser utilizado como matéria prima, o que torna o produto reciclável.
Pode ocorrer que o material seja reciclado e volte a ser o mesmo produto, com a mesma utilidade, mas também pode acontecer de tornar-se outro material com utilidade diferente.
São diversos os materiais que podem ser reciclados, como o plástico, o vidro, o papel e o alumínio.
A ideia de reciclagem proporciona boas recompensas para toda sociedade. Desde os trabalhadores que exercem sua função recolhendo os recicláveis pelas ruas, passando pelo que realizam coleta seletiva até chegar no meio ambiente.
A Coleta Seletiva
A coleta seletiva tem como finalidade separar o lixo que descartamos do que pode ser reciclado.
Em geral, é preciso separar cada material em um local diferente, alumínio com alumínio, papelão com papelão e assim por diante. Mas no caso de considerar muito trabalhoso, separar o lixo úmido (orgânicos) do restante já será de grande serventia.
As Cores dos depósitos para Reciclagem
As mais usadas pelas cidades são o azul, vermelho, verde e amarelo. Porém são dez tipos diferentes para cada tipo de material.
Azul
Usado para identificar o descarte de papel e papelão.
Vermelho
Usado para identificar o descarte de plástico.
Verde
Usado para identificar o descarte de vidro.
Amarelo
Usado para identificar o descarte de metal.
Preto
Usado para identificar o descarte de madeira.
Laranja
Usado para identificar o descarte de resíduos perigosos.
Branco
Usado para identificar o descarte de material ligado ao serviço de saúde.
Roxo
Usado para identificar o descarte de resíduos radioativos.
Marrom
Usado para identificar o descarte de resíduos orgânicos.
Cinza
Usado para identificar o descarte de resíduos não recicláveis.
Esses depósitos, assim como os produtos recicláveis são identificados por um símbolo com três setas em sentido horário, que dizem respeito ao produto reciclável, ao consumidor e a indústria.
Importante ressaltar que o descarte deve ser feito de maneira consciente, vez que muitos dos materiais podem causar acidentes com os coletores. Assim como objetos quebrados, pontiagudos ou com laminas.
Começar a reciclar é um ato que trará benefício próprio. Se gostar mesmo da ideia, poderá ver se seu bairro já tem esse trabalho e montar um negocio nesse ramo. Os ganhos podem ser baixos, mas os benefícios são excelentes em longo prazo.